terça-feira, 5 de maio de 2009

Para que serve a célula?

Todos os seres vivos são formados por células. Alguns, como a ameba, são formados por uma única célula (organismo unicelular), enquanto nós possuímos cerca de 60 trilhões de células.

Então, falar sobre a função das células é falar sobre todos os fenômenos que caracterizam a vida.
O que eu quero dizer com isso?

Bom, pense agora em todas as coisas que você precisa fazer para se manter vivo. Pensou? Pense também em coisas que você é capaz de fazer, mas que não são fundamentais à sua sobrevivência.
Pois bem, todas essas coisas que você pensou, são de alguma forma, intermediadas por células que constituem o nosso corpo.

Por exemplo: Sabemos que nós respiramos porque precisamos do oxigênio que está presente no ar. Após inspirarmos este gás, ele vai para o nosso pulmão e de lá é transportado para as células. Nas células ocorre o que chamamos de respiração celular (vocês já devem ter ouvido falar nisso), que é um processo que tem como produto final a energia química (fundamental para nossa sobrevivência, pois é essa energia que dá “força” para realização de todas as atividades do nosso metabolismo). Precisamos do oxigênio justamente porque ele faz parte de uma das etapas deste processo de produção de energia.

Como podemos ver, este processo ocorre dentro das nossas células. Podemos então, dizer que uma das muitas funções das células é produzir energia, e que esta energia é fundamental para que a própria célula possa desenvolver suas outras tantas funções.

Então podemos nos referir à célula como uma unidade estrutural (porque compõe o corpo de todos os organismos vivos) e também como uma unidade funcional (porque é capaz de realizar todas as funções de um organismo, como respirar, crescer, se reproduzir, etc).

É importante termos a compreensão da dimensão deste assunto, também sabermos que nós somos formados por muitas células diferentes (nem todas são iguais aos desenhos que vemos nos livros), e que cada tipo de célula possui diferentes funções. As células sanguíneas, por exemplo, possuem uma série de funções que as células epiteliais, ou as células ósseas, ou qualquer outro tipo de célula não possuem. Assim como, células vegetais são capazes de realizar funções que as células animais não realizam.
Autora: Gabriela Teixeira

8 comentários:

Lana disse...

Então, a célula está em todo lugar do corpo de todo ser vivo?

Unknown disse...

Siim

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sim, menos o vírus

Unknown disse...

Para que servem as células do nosso corpo

Amanda Coutinho disse...

Gostei. Muito obg pela explicação. Agora entendi.

Unknown disse...

Para que servem a células do nosso corpo

Unknown disse...

09,2019 12:54