terça-feira, 5 de maio de 2009

A célula tem vida? Sim ou não?

Para sabermos se a célula é considerada viva ou não, podemos pensar o seguinte: todos os organismos vivos são compostos de célula. Se estes organismos conseguem se alimentar, se reproduzir, respirar, dentre outras coisas, é porque as células que o compõem realizam todas estas funções. Ou seja, um organismo só é vivo porque suas células são vivas.

Isto serve tanto para uma célula animal quanto para célula vegetal, célula fúngica, dentre outras.
Podemos também pensar em um organismo unicelular. Imaginemos uma única célula (um ser unicelular): esta única célula é capaz de exercer todas suas funções básicas para sua sobrevivência, até que ela morra um dia.

Por isso, sempre que imaginamos uma célula, devemos nos lembrar de uma unidade que é viva e que mantém a si própria ou a um organismo todo funcionando.
Autores: Igor Bello & Karol Kosta

4 comentários:

Lana disse...

O que a Biologia entende como vida?

Projetos educativos disse...

O conceito de vida é muito diversificado e extremamente difícil de ser compreendido no mundo. Admitem-se diversas definições para vida.

Hoje, resumidamente, a Biologia define vida como sendo um FENÔMENO que anima a matéria.

Ou seja, algo só vai ser vivo para Biologia se exibir TODOS os FENÔMENOS seguintes PELO MENOS uma vez na vida:

1)Crescimento (produção de novas células)
2)Metabolismo
3)Movimento (seja movimento próprio ou movimento interno)
4)Reprodução
5)Respostas a estímulos (capacidade de avaliar as propriedades do ambiente e agir respondendo à tais condições ambientais)

OBSERVAÇÃO: Um ser humano estéril - aquele que não consegue gerar descentendes - partindo desta definição, não seria considerado ser vivo. Ele apresenta diversos fenômenos: crescimento,metabolismo,respostas a estímulos, MAS ELE NÃO CONSEGUE REPRODUZIR PARA DEIXAR DESCENDENTES.

Complexo isto, não ?? Imaginar uma pessoa estéril a sua frente e dizer para ela: "Você não tem vida"

Mas esta discussão fica para uma próxima oportunidade.

Karol Kost & Igor Bello

Anônimo disse...

Boa tarde, é verdade. Estou aqui ainda no meu estudo de teoria celular, achei as características da célula(menor unidade de vida) , porém, fiquei em dúvida pois há um organismo que em sí que não é formado por célula, os VÍRUS, porém ele necessita da célula para sobreviver, reproduzir-se e nutrir-se, pois a célula têm moléculas orgânicas, que segundo uns cientistas (Stanley Miller e Arold Urey), reproduziram e realizaram experimentos em laboratório de acordo com as condições da Terra Primitiva, encontraram MOLÉCULAS ORGÂNICAS em seu experimentos(moléculas que "formam" as *PROTEÍNAS), que por sua vez estão na COMPOSIÇÃO QUÍMICA(átomos..moléculas..CÉLULAS..etc) DE "TODOS" OS SERES VIVOS ATUAIS. As moléculas orgânicas(PROTEÍNAS)-iste experimento é uma hipótese.
Eu, sinceramente admiro os cientistas e biólogos, porém não consegui entender uma definição que eles podem dar a "vida na célula", de modo que eu consiga compreender o por quê o vírus em sí não é formado por célula, porém necessita dela para sobreviver, sendo que a célula têm PROTEÍNAS, mas "vida"?
Enfim, a minha segunda pergunta: O que me proporciona à vida é o que têm NA CÉLULA , porém o que proporciona a célula à vida são as PROTEÍNAS ?

Prazer

Anônimo disse...

Ajudou muito no meu dever obrigado