terça-feira, 5 de maio de 2009

De onde vem a célula?

A célula se origina sempre de uma outra célula preexistente (Figura 1). Mas nesse caso, vem em nossas cabeças uma outra pergunta: e a primeira célula de todas, surgiu como?

Para responder a essa pergunta temos que lembrar que a cerca de 4 bilhões de anos atrás, a Terra tinha uma atmosfera formada por vapor de água, amônia, metano, hidrogênio, sulfeto de hidrogênio e gás carbônico. Sob a ação do calor e radiação ultravioleta vinda do Sol e de descargas elétricas oriundas de tempestades freqüentes, estas substâncias combinaram-se, formando então os primeiros compostos de carbono.

Figura 1: Origem de uma célula a partir de outra

No início dos anos 50, o cientista americano Stanley Miller recriou a provável atmosfera primitiva, misturando, num recipiente hermeticamente fechado, hidrogênio (H2), vapor d'água (H2O), amônia (NH3) e metano (CH4). Ele fez passar, através dessa mistura, fortes descargas elétricas para simular os raios das tempestades ocorridas continuamente na época e, com isso, conseguiu obter compostos de carbono (Figura 2).

Figura 2: Modelo do experimento realizado por Miller

A concentração desses compostos de carbono aumentava cada vez mais na Terra e, com a energia fornecida pelo Sol e a eletricidade proveniente dos raios, esses compostos foram se agregando, formando grandes moléculas como proteínas, gorduras, carboidratos e ácidos nucléicos (RNA e DNA). Após a formação das grandes moléculas, as interações entre elas foram favorecidas e formaram-se, assim, complexos ainda maiores chamados de coacervados ou proteinóides (Figura 3), que eram caracterizados por uma membrana externa que envolvia um fluido no interior (micelas). Posteriormente, originou-se o código genético, talvez primeiro como RNA, e em seguida o DNA, e as diversas moléculas que participaram na síntese de proteínas e na replicação, garantindo assim a autoperpetuação.

Figura 3: Gotículas de coacervado obtidas artificialmente e fotografadas ao microscópio

A primeira célula a surgir originou-se de agregados de micelas (coacervados), que apresentavam certas características, como metabolismo, crescimento e reprodução. Esta primeira célula procariota formada, provavelmente era heterotrófica e anaeróbica, pois não havia oxigênio na atmosfera daquela época. Posteriormente, surgiram os procariontes autotróficos, tais como as algas azul-esverdeadas, que contêm pigmentos fotossintéticos. Através da fotossíntese, o oxigênio da atmosfera foi produzido, permitindo o surgimento de organismos aeróbicos, a partir dos quais se originaram os eucariontes. Até aquele momento, a vida só estava presente na água.

O vídeo abaixo nos permite visualizar melhor a origem da primeira célula.


Saiba mais neste link.
Autora: Duane Barreto

4 comentários:

Julynha disse...

Nossa, parabéns, muito bem explicado e de uma forma bem simplificada ^^. Aguardando mais postagens.

Lana Fonseca disse...

Essa é uma questão que sempre traz dúvidas. Como vocês acham que surgiu a primeira célula?

ta"serto disse...

Meu "amigo oque vc intende por aminoacido?? Pra vc e como se fosse um girino nao é? Um alevino talvez?? Al caimbra no cerebro depois dessa.. :-/ :-/

Unknown disse...

Nossa eu estava querendo uma forma mais clara sobre o assunto , e você superou minhas expectativas. Parabéns e muito obrigado por compartilhar seu conhecimento! !