terça-feira, 5 de maio de 2009

De onde vem a célula?

A célula se origina sempre de uma outra célula preexistente (Figura 1). Mas nesse caso, vem em nossas cabeças uma outra pergunta: e a primeira célula de todas, surgiu como?

Para responder a essa pergunta temos que lembrar que a cerca de 4 bilhões de anos atrás, a Terra tinha uma atmosfera formada por vapor de água, amônia, metano, hidrogênio, sulfeto de hidrogênio e gás carbônico. Sob a ação do calor e radiação ultravioleta vinda do Sol e de descargas elétricas oriundas de tempestades freqüentes, estas substâncias combinaram-se, formando então os primeiros compostos de carbono.

Figura 1: Origem de uma célula a partir de outra

No início dos anos 50, o cientista americano Stanley Miller recriou a provável atmosfera primitiva, misturando, num recipiente hermeticamente fechado, hidrogênio (H2), vapor d'água (H2O), amônia (NH3) e metano (CH4). Ele fez passar, através dessa mistura, fortes descargas elétricas para simular os raios das tempestades ocorridas continuamente na época e, com isso, conseguiu obter compostos de carbono (Figura 2).

Figura 2: Modelo do experimento realizado por Miller

A concentração desses compostos de carbono aumentava cada vez mais na Terra e, com a energia fornecida pelo Sol e a eletricidade proveniente dos raios, esses compostos foram se agregando, formando grandes moléculas como proteínas, gorduras, carboidratos e ácidos nucléicos (RNA e DNA). Após a formação das grandes moléculas, as interações entre elas foram favorecidas e formaram-se, assim, complexos ainda maiores chamados de coacervados ou proteinóides (Figura 3), que eram caracterizados por uma membrana externa que envolvia um fluido no interior (micelas). Posteriormente, originou-se o código genético, talvez primeiro como RNA, e em seguida o DNA, e as diversas moléculas que participaram na síntese de proteínas e na replicação, garantindo assim a autoperpetuação.

Figura 3: Gotículas de coacervado obtidas artificialmente e fotografadas ao microscópio

A primeira célula a surgir originou-se de agregados de micelas (coacervados), que apresentavam certas características, como metabolismo, crescimento e reprodução. Esta primeira célula procariota formada, provavelmente era heterotrófica e anaeróbica, pois não havia oxigênio na atmosfera daquela época. Posteriormente, surgiram os procariontes autotróficos, tais como as algas azul-esverdeadas, que contêm pigmentos fotossintéticos. Através da fotossíntese, o oxigênio da atmosfera foi produzido, permitindo o surgimento de organismos aeróbicos, a partir dos quais se originaram os eucariontes. Até aquele momento, a vida só estava presente na água.

O vídeo abaixo nos permite visualizar melhor a origem da primeira célula.


Saiba mais neste link.
Autora: Duane Barreto

Onde está a célula?



Autora: Ticiana Esteves

O que/quem tem célula?

De acordo com a teoria celular, todos os seres vivos são constituídos por células.

Os vírus não são considerados seres vivos porque são acelulares e necessitam de outro organismo para se reproduzirem.

vírus HIV
Dessa forma, são considerados seres vivos: bactérias, fungos, vegetais, animais e protozoários.

Bacillus sp. (Bactéria do solo)

Penicillium sp. (Fungo)

Spirogyra sp. (Alga)

Trypanosoma (Protista)

Corte transversal de raiz de milho

Neuronio

Macrófago

Osteócito
Veja mais imagens neste link.

Saiba um pouco mais sobre a teoria celular clicando aqui.
Autoras: Débora França & Vivian Jordão

A célula tem vida? Sim ou não?

Para sabermos se a célula é considerada viva ou não, podemos pensar o seguinte: todos os organismos vivos são compostos de célula. Se estes organismos conseguem se alimentar, se reproduzir, respirar, dentre outras coisas, é porque as células que o compõem realizam todas estas funções. Ou seja, um organismo só é vivo porque suas células são vivas.

Isto serve tanto para uma célula animal quanto para célula vegetal, célula fúngica, dentre outras.
Podemos também pensar em um organismo unicelular. Imaginemos uma única célula (um ser unicelular): esta única célula é capaz de exercer todas suas funções básicas para sua sobrevivência, até que ela morra um dia.

Por isso, sempre que imaginamos uma célula, devemos nos lembrar de uma unidade que é viva e que mantém a si própria ou a um organismo todo funcionando.
Autores: Igor Bello & Karol Kosta

Para que serve a célula?

Todos os seres vivos são formados por células. Alguns, como a ameba, são formados por uma única célula (organismo unicelular), enquanto nós possuímos cerca de 60 trilhões de células.

Então, falar sobre a função das células é falar sobre todos os fenômenos que caracterizam a vida.
O que eu quero dizer com isso?

Bom, pense agora em todas as coisas que você precisa fazer para se manter vivo. Pensou? Pense também em coisas que você é capaz de fazer, mas que não são fundamentais à sua sobrevivência.
Pois bem, todas essas coisas que você pensou, são de alguma forma, intermediadas por células que constituem o nosso corpo.

Por exemplo: Sabemos que nós respiramos porque precisamos do oxigênio que está presente no ar. Após inspirarmos este gás, ele vai para o nosso pulmão e de lá é transportado para as células. Nas células ocorre o que chamamos de respiração celular (vocês já devem ter ouvido falar nisso), que é um processo que tem como produto final a energia química (fundamental para nossa sobrevivência, pois é essa energia que dá “força” para realização de todas as atividades do nosso metabolismo). Precisamos do oxigênio justamente porque ele faz parte de uma das etapas deste processo de produção de energia.

Como podemos ver, este processo ocorre dentro das nossas células. Podemos então, dizer que uma das muitas funções das células é produzir energia, e que esta energia é fundamental para que a própria célula possa desenvolver suas outras tantas funções.

Então podemos nos referir à célula como uma unidade estrutural (porque compõe o corpo de todos os organismos vivos) e também como uma unidade funcional (porque é capaz de realizar todas as funções de um organismo, como respirar, crescer, se reproduzir, etc).

É importante termos a compreensão da dimensão deste assunto, também sabermos que nós somos formados por muitas células diferentes (nem todas são iguais aos desenhos que vemos nos livros), e que cada tipo de célula possui diferentes funções. As células sanguíneas, por exemplo, possuem uma série de funções que as células epiteliais, ou as células ósseas, ou qualquer outro tipo de célula não possuem. Assim como, células vegetais são capazes de realizar funções que as células animais não realizam.
Autora: Gabriela Teixeira